Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos

Contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade, o Instituto Alberto Luiz Coimbra apresenta o Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos que tem como intuito incentivar a retomada dos estudos aos trabalhadores e prestadores de serviço da UFRJ, assim como a população da Ilha do Fundão, que, por influência de diversos fatores, não puderam completar ou sequer dar início ao seu processo de aprendizagem.

Com foco principal na alfabetização, o curso dura a média de um ano e abrange, além do processo básico de letramento, a capacidade de interpretação e fluência da leitura. Concomitantemente, os alunos são estimulados e capacitados a prestar a prova do Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que averigua o conhecimento, as habilidades e competências de jovens e adultos que não graduaram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade prevista.

Além de trabalhar o processo de alfabetização, o projeto também prepara seus alunos para prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual tem como objetivo verificar e certificar o conhecimento e as aptidões de adultos que não concluíram o 1º e o 2º grau na época adequada.

Para mais informações acerca do projeto e do período de matrícula, consulte o instagram @projetoletramento.