Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

História

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) surgiu em 1995, como Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, fruto da articulação da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/ UFRJ com o Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida – COEP, a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, e a Fundação Banco do Brasil – FBB.

A ITCP-COPPE foi uma iniciativa pioneira, no Brasil, na articulação entre o conhecimento produzido na universidade – ensino, pesquisa e extensão – e as iniciativas populares, em busca de soluções de inclusão social. Com os resultados positivos desta experiência que promove novos instrumentos econômicos, educacionais e políticos no desenvolvimento de inovações sociais, a ITCP já desenvolveu inúmeros projetos e participou de programas de governos, impulsionando políticas públicas de geração de trabalho e renda.

Incubadora Social da COPPE

A ITCP-COPPE é uma incubadora de empreendimentos e projetos de impacto socioambiental e local. 

Instalada em um dos principais centros de tecnologia da América Latina, apoia o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores que visam a contribuir para a solução de problemas sociais, ambientais e culturais, com novas perspectivas de trabalho, renda e cidadania para indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

Sua atuação apoia a formação e capacitação de atores locais, promovendo empreendimentos solidários, uma governança cooperativa e a ampliação da visão dos aspectos estruturais da sociedade e do território em que estão inseridos. 

Sua missão é potencializar as iniciativas inovadoras socioambientais, a partir da construção de ecossistemas cooperativos territoriais, impulsionando a economia local e global.