Titulo do evento

Data: 27/05/2023

Palestrantes: Roberto

Site: google.com

O professor Segen Farid Stefen, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, foi aprovado, por aclamação, como Professor Emérito da UFRJ, pelo Conselho Universitário (Consuni). A concessão do título ocorreu durante reunião de hoje, dia 25 de maio.

O Consuni também aprovou, no dia 27 de abril, como Professor Emérito da UFRJ, o professor Paulo Alcântara Gomes, ex-diretor da Coppe, onde atuou como docente do Programa de engenharia Civil (1968-1998), e ex-reitor da UFRJ (1994-1998).

Segen ingressou na Coppe como professor assistente do Programa de Engenharia Oceânica, em 1976, e passou para adjunto em 1984. Professor Titular desde 2005, atuou como diretor Acadêmico da instituição de 1994 a 1998, quando foi eleito e tomou posse como diretor da Coppe, exercendo a função até 2002. Segen atuou também como diretor de Tecnologia e Inovação da instituição (2007-2013), período em que atuou junto com os professores Luiz Pinguelli Rosa, na época diretor da Coppe, e Aquilino Senra, vice, na implantação do Centro China-Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia. Inaugurado em 2009, o Centro é fruto de uma parceria da Coppe com a Universidade de Tsinghua (sede do Centro).

Pesquisador 1A do CNPq, Segen é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), da qual foi diretor técnico, e da Academia Nacional de Engenharia. Foi premiado com a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, em 2006; com o Prêmio Sobena, em 2007, e com o Prêmio Coppe Lobo Carneiro Mérito Acadêmico, em 2018.

Saiba mais sobre a trajetória do professor Segen Estefen aqui mesmo no Planeta Coppe Notícias.